Monday, August 10, 2015

Igreja Batista histórica permitirá ordenação e casamento de LGBTs

A Primeira Igreja Batista de Greenville, South Carolina, decidiu seguir uma política não discriminatória que permitirá a participação de pessoas LGBTs na comunidade religiosa, incluindo a obtenção de posições de liderança, a ordenação e a celebração de cerimônias matrimoniais entre pessoas do mesmo sexo.

A Igreja aprovou a nova política por maioria quase unânime dos votos dos membros em um culto que ocorreu em maio deste ano. O assunto vinha sendo discutido pela igreja desde Novembro de 2014, num processo em que 200 participantes da comunidade compartilharam suas experiências pessoais e interpretações bíblicas.

O pastor da igreja, Jim Dant, descreve sua posição em um vídeo elaborado pela igreja:

"Nós não discriminamos quanto a ordenação, o casamento, o ensino ou o serviço em comissões com base na identidade de gênero ou na orientação sexual... Somos um povo diversificado. Nós nos sentamos em nossos bancos todos os domingos de manhã com pessoas que têm opiniões diferentes, e não estamos unidos pelo nosso acordo sobre qualquer questão. Estamos unidos pelo nosso desejo de ser seguidores de Cristo". Ele conclui o vídeo dizendo que "somos um povo diverso, com muitos pensamentos diversos sobre as Escrituras, mas queremos ser um povo que não discrimina, pois não cabe a nós decidir sobre quem o Espírito de Deus repousa." 

A igreja, conhecida por suas posições moderadas, deixou a conservadora Convenção Batista do Sul em 1999 e uniu-se à Associação Batista Cooperativa. A comunidade religiosa foi berço original do Seminário Batista do Sul e igreja do primeiro presidente da Southern Baptist Convention, William Bullein Johnson, em 1845.

Com a nova política, a Primeira Igreja Batista de Greenville segue os passos de outras denominações protestantes dos Estados Unidos, como a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos América, a Igreja Evangélica Luterana da América, a Igreja Episcopal (Anglicana), algumas igrejas batistas ligadas à Convenção Batista do Norte e um grupo consistente de igrejas metodistas e de comunidades evangélicas independentes.

No comments:

Post a Comment